Além de oferecer uma experiência única ao usuário logado no sistema, é necessário também que essa jornada seja segura. Por isso contamos com o Google Authenticator, um aplicativo disponível para IOS e Android.

Assim como já ocorre no site do seu banco (por exemplo, como o BB Code), trabalhamos com uma informação de login, uma senha normal e outra descartável, que só tem 30 segundos de vida. Quem gera essa senha é o mencionado aplicativo da Google, que precisa ser baixado da loja. Após, é preciso realizar um primeiro acesso ao sistema, carregando o token no seu celular.

O vídeo a seguir ilustra as telas do computador e do celular em sincronia, demonstrando como a operação de cadastro demanda tirar uma foto do código de baras (QR Code) exibido no computador por meio do aplicativo de celular:


O token gerado será configurado com um timer cíclico, que exibirá uma senha descartável pelo seu celular, a ser consultada no momento do seu login. Por isso você precisa ter o celular à mão, assim como faz para utilizar a senha do banco que eventualmente receba por SMS ou outra tecnologia. No nosso caso, utilizamos o Google Authenticator para isso:


Assim, garantimos a segurança do sistema, adotando as melhores práticas para gestão dos usuários, com as tecnologias mais modernas para isso. Vale lembrar que o serviço não envia dados para o Google, garantindo também sua privacidade e funcionando sem estar ligado à internet.